segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Mundo dos Preconceituosos


           
O mundo é formado pela opinião que cada um leva a respeito da vida. Infelizmente, a grande maioria das pessoas são regidas pelo preconceito. Observando a vida em um todo é possível perceber certas regras que, apesar de não serem proclamadas, são vivenciadas diariamente na vida de um deficiente mental. São elas:
            Regra 1 – Todo aquele que destacar-se dos demais por um pensamento diferente ou inusitado será considerado louco.
            Regra 2 – Todo aquele que comportar-se de maneira diferenciada da grande maioria também será considerado louco.
Regra 3 – Todo aquele considerado louco terá seus direitos sociais negados sob qualquer hipótese.
Regra 4 – Todo aquele considerado louco deverá ser isolado e excluído do convívio social.
Regra 5 – Todo aquele que tentar ajudar um louco deverá ser duramente criticado.
 Regra 6 – Qualquer tipo de rebaixamento será aceito para estes indivíduos, uma vez que passam a ser tratados como pessoas anormais.
Mas o mundo deu um grande passo em relação à essas pessoas fragilizadas. Nos dias atuais, essas pessoas encontram o apoio que necessitam, independente de religião, raça ou posição social, em um lugar chamado CAPS.
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial vem de forma simples e objetiva quebrar todas essas regras de preconceito e provar que deficiente mental pode e deve ter uma vida normal, com excelência e qualidade.
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é um órgão acolhedor que através da amizade, do carinho, da compreensão e do respeito tem por objetivo ajudar, apoiar e inserir os cidadãos fragilizados em seu lugar de direito no seio familiar e social, devolvendo a essas pessoas o amor próprio que um obstáculo da vida conseguiu derrubar.
Hoje o fragilizado pode ser um desconhecido. Amanhã pode ser você.
Janaiana Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário