Contam que, certa vez, duas moscas caíram em um copo cheio de leite.
A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isto, continuou a se debater. Debateu-se por tanto tempo que, aos poucos, o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali levantar voo para algum lugar seguro.
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu em um copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo".
A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso e, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de água e morreu.
(Autor Desconhecido)
Todos os dias, nós, baseados em experiências de sucesso, deixamos de ver as novas possibilidades de aprendizado e acabamos nos debatendo em vão, na tentativa de alcançar os mesmos resultados positivos. E quando nos damos conta já estamos afundados na nossa própria falta de visão.
Quantas vezes deixamos de ouvir conselhos valorosos, por acharmos que já sabemos a resposta. Doce ilusão. No mundo, todos os dias, as coisas mudam e as pessoas mudam. Não há como alcançarmos os mesmos resultados sempre com as mesmas experiências. Precisamos mudar, ouvir, nos readaptar. Não há por que ter medo de errar, errar também é uma experiência.
Pense bem, experimente, erre, aprenda, mude e ouça. Há vários copos em nossas vidas com diversos líquidos ou até mesmos vazios e precisamos verificar a melhor forma de agir para superarmos cada um destes obstáculos.
Essa mais parece a Pisicóloga Socorro Helena falando.kkkkkk
ResponderExcluir